sábado, 6 de dezembro de 2008

Umbra Et Imago

O Umbra et Imago foi fundado pelo vocalista Mozart em 1991 inserido na florescente cultura gótica, mas com conceitos novos em seus textos e apresentações públicas, num sentido praticamente freudiano, no qual a "sexualidade é a razão de nossa existência".Sendo assim, a banda, que em sua origem produzia um som mais eletrônico, tornou-se lendária por sua excentricidade (em geral temida pela opinião pública), carisma e singularidade. Acabou tornando-se um "cult", estabelecendo seu próprio estilo dentro da cultura gótica.
Introduziram o tema da sexualidade através de textos e performances sadomaso ao vivo, em contraste com o cenário praticamente "assexual" da cultura alternativa da época.E com este conceito evoluíram, lançando os álbuns "Träume, Sex und Tod" ("Sonhos, Sexo e Morte", 1992) e "Gothic Erotic" (1993).
A partir de 1995 a banda começou a refinar o tipo de música, introduzindo mais guitarra em detrimento do som mais eletrônico dos dois primeiros álbuns. Lançaram então o álbun "Gedanken eines Vampirs" ("Pensamentos de um Vampiro").
Mais do que nunca as performances sadomasoquistas (bem fortes por sinal) ganharam espaço, firmando-se como a marca registrada da banda.
Praticamente todos os shows tiveram seus ingressos esgotados, e formou-se uma verdadeira legião de fãs fiéis ao estilo da banda (nota: o merchandising é incrível! Inclui até vídeos de tiragem limitada com as apresentações mais notórias da banda). A sequência de albuns e singles foi um sucesso de vendas ("Mystica Sexualis", "Machina Mundi", "The hard years", "Mea Culpa", "Dunkle Energie"), mas a grande realização de mídia foi o DVD e CD "Die Welt brennt" ("O mundo está pegando fogo"), incluindo entrevistas e notas sobre a ideologia da banda e cenas explícitas das performances em palco.
Com o tempo os textos das músicas (compostas pelo vocalista Mozart) evoluíram de um estranho e sutil humor para uma descrição irônica, obscura e maligna da nossa sociedade e da natureza humana.
A partir daí a sexualidade inerente ao conceito da banda passou a ser apenas um dos tópicos dentro dos temas abordados nos textos das músicas.
O mais recente álbum, "Memento Mori" (lançado em fevereiro de 2004, também em dobradinha CD-DVD) mostra novos ares e novas tendências da banda, que continua cada vez mais fazendo suas experiências malucas e criativas.
A máxima do vocalista Mozart: "só as sub-culturas criam cultura, assim sempre foi e assim sempre será"

Como é extremamente difícil encontrar músicas desta banda, estou postando uma colêtania deles, quando eu encontrar algum album da bando eu posto.
Site da banda

Download


Nenhum comentário: